Como solicitar a pensão alimentícia dos meus filhos?
- Carolina Duarte
- 31 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de set. de 2021
O que é a pensão alimentícia?
De início, é fundamental esclarecer que a pensão alimentícia é derivada da obrigação de sustento que deve ser exercida por ambos os pais. Sendo assim, o valor é composto por todas as despesas que envolvem a criança ou o adolescente como saúde, educação, alimentação e lazer.
As necessidades dos filhos serão consideradas em conjunto com a capacidade financeira dos pais. A partir dessa análise proporcional, o valor da pensão será estabelecido por decisão judicial.
Quais são os documentos necessários?
Veja alguns documentos básicos que são importantes para a propositura da ação que busca o estabelecimento da pensão alimentícia:
Certidão de nascimento dos filhos;
Comprovante de matrícula em instituição de ensino dos filhos com idade superior aos 18 anos;
Documentos que comprovem as necessidades dos filhos (comprovantes de gastos com alimentação, roupas, plano de saúde, mensalidade escolar e etc);
Documentos que demonstrem a capacidade financeira de quem vai pagar a pensão (extrato bancário, contracheque, carteira de trabalho, declaração do imposto de renda, fatura do cartão de crédito e etc).
Essa lista de documentos é exemplificativa e pode ser alterada após avaliação individual.
Todos os documentos devem ser encaminhados aos cuidados do(a) advogado(a) para que a ação judicial seja proposta.
________________________________________
Esse conteúdo foi útil para você? Caso queira continuar conversando comigo sobre esse assunto, basta entrar em contato aqui pelo site.
Por Carolina Duarte, inscrita na OAB/RJ 196.540.
Comments